E quando o líder chora com o funcionário?


Não, não estou me referindo a uma situação de sofrimento, quando é natural e humana a demonstração de solidariedade ao colaborador em momento difícil. Me refiro ao comportamento de gestores, quando da necessidade de comunicação de medidas adversas.

Momento que é esperado das lideranças, um diálogo esclarecedor e isento com seu time, respaldando as decisões da empresa. Até porque, está provado, o gestor imediato é o principal canal de comunicação para a maioria dos colaboradores, seguido da alta liderança.

Porém, já presenciei muitas destas situações e toda a sorte de prejuízos a todos os envolvidos. Razões não faltam para justificar. Mas, falta de preparo para a comunicação é, certamente, uma delas.

Embora competência essencial, comunicação é um grande desafio para grande parte dos gestores. Ainda mais difícil quando a mensagem não é popular. Pelo contrário, traz impactos aos funcionários. Seja redução do time, corte de benefícios etc.

Por isso, comunicação exige desenvolvimento. Treinamento e preparo para promover o diálogo com verdade, isenção e transparência, respeitando as reações e acolhendo as dificuldades de cada um. Segurança para utilizar os momentos adversos para ampliar a visão e o entendimento das equipes nos cenários dos negócios e os impactos na empresa e fortalecer a união e o engajamento. Não vai evitar o choro, mas a postura coerente do gestor fortalecerá o relacionamento com base em confiança mútua