Comunicação, bússola para navegar em mares revoltos

O MEX – Espaço Mulheres Executivas, no Paraná, desde a sua fundação, há quase quinze anos, sempre teve como objetivo a consolidação de um ambiente de conexão e troca, comprometido com o fortalecimento da presença feminina no ambiente corporativo.

Alicerçado em trajetórias e experiências  – somos cerca de 100 executivas e empreendedoras em cargo de gestão – tem como pilares as fortalezas e também as fragilidades das mulheres executivas  – para incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional, aprimoramento técnico, bem como o estímulo e fomento aos negócios e às relações empresariais.

Ao longo dos anos, o MEX inspirou novos grupos, participou ativamente das discussões sobre o empoderamento feminino, lançou um livro, “Mulheres, elas fazem história”, realizou inúmeros encontros com executivos e executivas inspiradoras no país, atraiu uma nova geração em ascensão profissional e se tornou um espaço reconhecido no meio empresarial pela seriedade e propósito.

Meu papel sempre foi provocador. Em especial, desafiando um posicionamento mais efetivo das mulheres, no  papel de porta-vozes das suas empresas. Temos grandes exemplos de executivas que não temem dar voz às suas opiniões, que não se calam diante de  ambientes inóspitos e compartilham conhecimento, reflexões, iniciativas e planos. Mas também muitas mulheres que, mesmo gigantes em suas áreas, ainda encontram  dificuldade em se posicionar publicamente.

Neste momento de emergência, em razão da COVID-19, os líderes estão sendo convidados a se expor mais e assumir o protagonismo da comunicação. Porque a sociedade já não tolera empresas que não sejam transparentes com seus propósitos.  Não aceita também o discurso oportunista.  Temos visto porta-vozes inspiradores,  que são a voz e a cara das suas empresas, contribuindo com o bem social e recebendo o reconhecimento. Temos visto outros porém que, infelizmente, por convicção ou falta de preparo, estão fazendo um verdadeiro genocídio à sua reputação e aos negócios.

Comunicação é papel essencial das lideranças. Em época de crise se torna ainda mais relevante. A comunicação humana  nutri e fomenta a credibilidade, em especial, num momento de tantas angústias e incertezas. Deve ser uma bússola confiável para a navegação em mares revoltos. Nesta entrevista, uma reflexão sobre estes temas.

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